Decreto de nomeação e confirmação da Cúria Diocesana | Prot. N° 025/2025

DOM MURILO CLIMACO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
BISPO DIOCESANO DE BRASILIA


Prot. N° 025/2025

DECRETO DE NOMEAÇÃO E 
CONFIRMAÇÃO DA CÚRIA DIOCESANA

 “Não sejais lento na solicitude, sede fervorosos, 
no espírito, servindo sempre ao Senhor, 
alegres na  esperança, fortes na tribulação 
e perseverantes na oração” (Rm 12, 11) 

Aos que a este nosso decreto virem ou cujo leitura ouvirem ou cujo conhecimento tomarem, saúde e paz no Senhor pela intercessão da Virgem de Aparecida.

A Igreja caminha rumo aos céus tem como missão própria e fundamental o anúncio do Reino de Deus e a salvação das almas. Esta tarefa, realiza-se concretamente na vida das Igrejas particulares, onde a comunidade de fé se organiza e atua sob a guia do seu Pastor. Para que tal missão seja eficaz, é necessário que haja operários dispostos a trabalhar na messe do Senhor (Lc 10, 2). Assim também a Diocese de Brasília, como porção do Povo de Deus confiada à solicitude episcopal, apresenta necessidades pastorais e organizativas que exigem uma renovada atenção. Por isso, torna-se necessário à reformulação da Cúria Diocesana, a fim de assegurar o melhor funcionamento das estruturas que sustentam a vida desta Igreja em particular, favorecendo a edificação do Povo de Deus e a missão evangelizadora.

Considerando o múnus pastoral que, como Pastor próprio desta Igreja Particular de Brasília, me foi confiado pelo Romano Pontífice, em conformidade com os Cânones 362 §1-2 do Código de Direito Canônico;

Considerando as necessidades pastorais e administrativas da Diocese de Brasília, bem como a adequada organização da Cúria Diocesana para o bom andamento da missão evangelizadora;

Considerando às disposições do Código de Direito Canônico, especialmente no que se refere à constituição e funcionamento da Cúria Diocesana (cânones 469-483), e às orientações da Santa Sé;

DECRETO:

Art. 1º. Ficam nomeados e confirmados, para os respectivos ofícios da Cúria Diocesana de Brasília, os seguintes presbíteros:

I – Chanceler do Bispado: Revmo. Sr. Pe. Fr. Marcos Abreu, OC-M;
II – Mestre de Cerimônias do Bispado: Revmo. Sr. Pe. Adalto Mendes;
III – Reitor do Seminário Diocesano: Revmo. Sr. Mons. Carlos Eduardo, EP-M;
IV – Diretor da Pastoral da Comunicação Diocesana (PASCOM): Revmo. Sr. Pe. Augusto Costa;
V – Responsável pelo Departamento de Liturgia: Revmo. Sr. Pe. Pedro Lima;
VI – Secretário do bispado: Revmo. Sr. Pe. Celso Marchiori.

Art. 2º. Os nomeados exercerão seus respectivos ofícios em conformidade com as disposições do Direito Canônico, as diretrizes pastorais da Diocese de Brasília e as demais orientações legítimas da Santa Sé.

Art. 3º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Aos presbíteros nomeados, exortamos que acolham este serviço com espírito de comunhão, generosidade e fidelidade à Igreja, desempenhando suas funções com zelo pastoral e ardor missionário, conscientes de que toda missão na Cúria é instrumento a serviço da evangelização e da edificação do Povo de Deus.

Dado e passado na Cúria Diocesana de Brasilia, aos oito dias do mês de setembro do ano Santo do Senhor de dois mil e vinte e cinco, sob o nosso selo e assinatura.

Dom Murilo Climaco
Bispo de Brasilia

Postar um comentário

0 Comentários