.png)
SANTOS PEDRO E PAULO, APÓSTOLOS, SOLENIDADE
HOMILIA
Caríssimos irmãos, hoje celebramos o martírio de dois grandes santos: São Pedro, o primeiro Papa, e São Paulo, o grande evangelizador dos pagãos. Dois santos que são pilares da Santa Igreja de Cristo.
Ao celebrarmos esta solenidade, recordamos suas vozes, que não disseram aquilo que todos queriam ouvir.
Eles não buscaram aplausos nem títulos. Ao contrário, anunciaram a verdade com coragem e sem medo de proclamar Cristo crucificado. É claro que suas vidas não foram fáceis, mas marcadas por muitas dificuldades. Ao dizerem "sim" a Cristo, foram perseguidos, julgados, humilhados e, por fim, conduzidos ao martírio.
Mas, apesar de tudo isso, não negaram a fé que os motivava, todos os dias, a anunciar a Palavra, a Verdade e o Amor daquele que morreu por nós e por eles: Nosso Senhor Jesus Cristo.
Então, irmãos, a exemplo deles, Cristo também nos chama a anunciar, com amor, a Palavra de Deus em todos os momentos de nossa vida, desde o Batismo, quando entramos na vida cristã, até o último suspiro, quando entregamos tudo a Cristo.
No Evangelho de hoje, recordamos o momento em que Cristo interroga os discípulos, perguntando-lhes quem Ele era aos olhos deles. Então, Pedro responde:
"Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo."
Essa profissão de fé de Pedro foi a resposta do seu "sim", que marcou sua entrega total a Jesus. É sobre essa fé que Cristo edifica a sua Santa Igreja.
"Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja."
Assim como Pedro, Cristo chama cada um de nós para uma missão: carregar, com fé e coragem, o peso da cruz e sermos pescadores de homens, como Ele mesmo diz no Evangelho de Mateus:
"Segui-me, e eu vos farei pescadores de homens." (Mt 4,19)
Aceitar essa missão sem saber plenamente o que Deus deseja de nós é confiar nos planos de Cristo. É saber amar sem medidas e perdoar com um coração simples, humilde e cheio de amor.
Às vezes, como Pedro, também negamos a Cristo. No entanto, aprendemos com ele que, em cada momento de nossa vida, precisamos voltar ao Senhor e buscar o seu perdão.
Por isso, devemos amar, confiar e esperar, com fé, os planos e a missão que Cristo nos confia.
Neste dia, celebramos também o Dia do Papa. Somos chamados a permanecer unidos ao Sucessor de Pedro e a viver aquilo que o Papa Bento VIII tantas vezes nos recordou: permaneçam no amor.
"Como o Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor." (Jo 15,9)
Então, irmãos, a exemplo de São Pedro, São Paulo e dos nossos Papas, Bento VIII e Leão XIV, sejamos firmes na fé, constantes na esperança e perseverantes no amor.
Deus abençoe a todos!
Assim seja!

Postar um comentário