NOVENA EM HONRA A SÃO JOÃO BOSCO
"Tenho ainda outras ovelhas, que não são deste redil; também a essas devo conduzir, e elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor." (Jo 10, 16)
3º dia – Verdade e autenticidade na vida e no digital
“Que o vosso sim seja sim, contra máscaras, personagens e vidas falsas.”
Todos de pé. O presidente entra em procissão até o presbitério. O canto acompanha a entrada.
CANTO DE ENTRADA
1. Pelos jovens, consumiu a sua vida.
Sua vocação, que brota como flor.
O belo germe, do ventre de margarida.
Ao ter o sonho, "serás o bom pastor".
Sua vocação, que brota como flor.
O belo germe, do ventre de margarida.
Ao ter o sonho, "serás o bom pastor".
Dom bosco que ensina com amor
Volve o olhar a nosso favor
Pai e mestre dos jovens que nos guia
A servir a Deus com o auxílio Maria
A servir a Deus com o auxílio da Virgem Maria
Volve o olhar a nosso favor
Pai e mestre dos jovens que nos guia
A servir a Deus com o auxílio Maria
A servir a Deus com o auxílio da Virgem Maria
2. Mostrai então, quão bela é a virtude.
Humilde, pobre e casto com vigor.
Farol seguro, de toda a juventude.
Teceu domingos, alfaiate do senhor.
Que como mestra, maria ele deixou.
Nosso auxílio, dulcíssima clemência.
Dai-me almas e ficai com o que restou.
O desejo pela santidade
Servir em cristo aos irmãos
Com o mesmo zelo e caridade
RITOS INICIAS
Concluído o canto, o presidente dirige-se à cadeira e diz:
Pres: Vinde, ó Deus, em meu auxílio.
Ass: Socorrei-me sem demora.
Pres: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espirito Santo.
Ass: Como era no prinicipo agora e sempre. Amém. Aleluia.
ORAÇÃO
O presidente permanece na cadeira e convida os fiéis a rezar:
Pres: Oremos (pausa). Ó Deus, que suscitastes o presbítero São João Bosco como pai e mestre dos jovens, concedei que, inflamados pelo mesmo fogo da caridade, possamos procurar a salvação de nossos irmãos e irmãs e colocar-nos inteiramente ao vosso serviço. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ass: Amém.
MOMENTO DE REFLEXÃO
Todos sentados. O leitor dirige-se ao ambão e convida os fiéis a meditarem:
Leitor: Ao iniciarmos este momento de oração, somos convidados a refletir sobre a verdade e a autenticidade da nossa vida, dentro e fora dos ambientes digitais. No Evangelho de hoje, Jesus nos chama a uma palavra simples, clara e coerente: “Que o vosso ‘sim’ seja sim, e o vosso ‘não’ seja não”. Ele nos alerta contra as máscaras, as aparências e toda duplicidade que distancia o coração da verdade. Em um mundo marcado por discursos exagerados, promessas vazias e identidades construídas para agradar, especialmente nas redes sociais, Jesus nos convida a viver uma fé sem fingimento, onde palavra e atitude caminham juntas. A verdadeira santidade passa pela transparência do coração e pela fidelidade nas pequenas coisas. Dom Bosco educava os jovens não apenas com discursos, mas com o testemunho de uma vida verdadeira. Ele ensinava que a confiança nasce da coerência e que a santidade se constrói quando somos os mesmos diante de Deus, dos outros e de nós mesmos. Ao rezarmos esta novena, peçamos a graça de viver com verdade e autenticidade, também no mundo digital. Que, à exemplo de Dom Bosco, nossas palavras edifiquem, nossos compromissos sejam sinceros e nossa presença online e offline, seja sinal de luz, confiança e Evangelho vivido.
SILÊCIO MEDITATIVO
Todos fazem um breve instante de silêncio. Após o silêncio, o presidente conclui com uma breve reflexão:
Pres: Senhor Jesus, fazei-nos viver na verdade e na autenticidade, com um coração sem máscaras e uma palavra coerente, para que, à exemplo de Dom Bosco, sejamos os mesmos diante de vós, dos outros e de nós mesmos, também no mundo digital, testemunhando o vosso Evangelho com sinceridade e luz.
SALMÓDIA
(Sl 15)
— O Senhor é a porção da minha herança!
— Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor. Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos!”
— Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo.
— Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranquilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção.
SILÊCIO MEDITATIVO
Todos fazem um breve instante de silêncio. Após o silêncio, o presidente conclui com uma breve reflexão:
Pres: Senhor, vós sois a porção da nossa herança e o nosso refúgio; colocamos em vossas mãos a nossa vida, para que, firmes na vossa presença, vivamos na alegria, na confiança e na esperança que não decepciona.
LEITURA MEDITATIVA
(1Rs 19,19-21)
Leitor: Naqueles dias, o profeta Elias partiu dali e encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando a terra com doze juntas de bois; e ele mesmo conduzia a última. Elias, ao passar perto de Eliseu, lançou sobre ele o seu manto. Então Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias, dizendo: “Deixa-me primeiro ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei”. Elias respondeu: “Vai e volta! Pois que te fiz eu?” Ele retirou-se, tomou a junta de bois e os imolou. Com a madeira do arado e da canga assou a carne e deu de comer à sua gente. Depois levantou-se, seguiu Elias e pôs-se a seu serviço.
SILÊCIO MEDITATIVO
Todos fazem um breve instante de silêncio. Após o silêncio, o presidente conclui com uma breve reflexão:
Pres: Senhor Deus, que chamais e enviais, dai-nos um coração livre e disponível para responder prontamente ao vosso chamado, deixando o que nos prende e colocando nossa vida a serviço do vosso projeto.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
Todos de pé, aclamam o Evangelho entoando:
ALELUIA, ALELUIA!
ALELUIA, ALELUIA!
ALELUIA, ALELUIA!
EVANGELHO
(Mt 5, 33-37)
O presidente dirige-se ao ambão, e diz:
Pres: O Senhor esteja convosco.
Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.
Pres: Leitura do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus.
Ass: Glória a vós, Senhor.
Pres: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso, mas cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.
Pres: Palavra da Salvação.
Ass: Glória a vós, Senhor.
PREGAÇÃO
Todos sentados. O presidente faz uma pregação sobre as leituras e o tema escolhido para a novena.
PRECES
Pres: Irmãos e irmãs, guiados pelo Cristo Bom Pastor e inspirados pelo testemunho de São João Bosco, que dedicou sua vida à juventude e aos mais pobres, elevemos com confiança nossas preces a Deus, Pai de misericórdia, dizendo: senhor, escutai nossa prece.
Ass: Senhor, escutai nossa prece.
Leitor: Pela Igreja, para que, seguindo a voz do Bom Pastor e o exemplo de São João Bosco, saiba acolher, educar e conduzir com amor todos os que lhe são confiados, rezemos ao Senhor.
Ass: Senhor, escutai nossa prece.
Leitor: Pelos jovens de nossa comunidade, especialmente pelos que se sentem solitários, abandonados, para que encontrem em Cristo pastor que ama, e e que em nossa comunidade possam crescer na fé e que possam sonhar, rezemos ao Senhor.
Ass: Senhor, escutai nossa prece.
Leitor: Pelos pobres, excluídos e oprimidos, para que não lhes falte a solidariedade cristã e o compromisso concreto da comunidade, e para que, à luz do carisma salesiano, sejam sempre colocados no centro da missão, rezemos ao Senhor.
Ass: Senhor, escutai nossa prece.
Leitor: Pelas famílias, educadores e agentes de pastoral, para que, inspirados em Dom Bosco, saibam educar evangelizando e evangelizar educando, com paciência, presença e amor, rezemos ao Senhor.
Ass: Senhor, escutai nossa prece.
Leitor: Pela paz no mundo, especialmente onde há guerra, violência e divisão, para que, por intercessão de São João Bosco, cresça o diálogo, a justiça e a fraternidade entre os povos, rezemos ao Senhor.
Ass: Senhor, escutai nossa prece.
Leitor: Por todos nós aqui reunidos, para que, sob a proteção de São João Bosco, saibamos escutar a voz de Cristo e nos tornar sinais de esperança, alegria e unidade no mundo de hoje, rezemos ao Senhor.
Ass: Senhor, escutai nossa prece.
Pres: Acolhei, ó Deus, as preces que vos apresentamos com fé. Por intercessão de São João Bosco, fazei-nos instrumentos da vossa paz e da vossa esperança no meio do mundo. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.
Ass: Amém.
LADAINHA DE DOM BOSCO
Pres: Irmãos, com os olhos voltados a imagem de Dom Bosco, ajoelhemo-nos e entoemos a Ladainha de Dom Bosco, súplicando por sua intecessão.
Senhor,tende piedade de nós!
Cristo,tende piedade de nós!
Senhor,tende piedade de nós!
Dom Bosco, fruto de um lar abençoado: rogai por nós.
Dom Bosco, jovem fiel ao ideal: rogai por nós.
Dom Bosco, Zelosíssimo sacerdote: rogai por nós.
Dom Bosco, grande adorador da Eucaristia: rogai por nós.
Dom Bosco, fiel amigo da Igreja: rogai por nós.
Dom Bosco, obediente ao papa: rogai por nós.
Dom Bosco, protetor dos órfãos; rogai por nós.
Dom Bosco, amparo dos jovens pobres: rogai por nós.
Dom Bosco, acolhedor dos jovens abandonados: rogai por nós.
Dom Bosco, fundador de oratórios: rogai por nós.
Dom Bosco, seguidor de São Francisco de Sales: rogai por nós.
Dom Bosco, fundador de Congregações: rogai por nós.
Dom Bosco, santo alegre: rogai por nós.
Dom Bosco, mestre de espiritualidade: rogai por nós.
Dom Bosco, preocupado com a salvação das almas: rogai por nós.
Dom Bosco, apóstolo da Virgem Auxiliadora: rogai por nós.
Dom Bosco, santo da família Salesiana: rogai por nós.
Dom Bosco, amigos dos jovens: rogai por nós.
Dom Bosco, Pai e Mestre da Juventude: rogai por nós.
Dom Bosco, modelo de educador: rogai por nós.
Dom Bosco, profundamente homem, profundamente santo: rogai por nós.
Dom Bosco, nosso padroeiro: rogai por nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos,Senhor.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Pres: Oremos (pausa). Deus e Senhor nosso,vós que suscitastes São João Bosco como Pai e Mestre da Juventude e quisestes que ele,com o auxilio de Nossa Senhora Auxiliadora,trabalhasse para o bem da vossa Igreja:Inspirai-nos o mesmo amor que o levou a procura a salvação de nosso irmãos e irmãs. Por Cristo Nosso Senhor.
ORAÇÃO DE DOM BOSCO
Todos: Oh, Dom Bosco Santo, que com tão grande amor e zelo, cultivastes às múltiplas formas de ação católica que hoje florescem na Igreja, concedei a suas associações o maior progresso e desenvolvimento. Redobrai, em todos os corações, a devoção à Santíssima Eucaristia e a Maria Auxiliadora dos cristãos.
Todos: Acrescentai neles o amor ao Papa, o zelo pela propagação da fé, um solícito esmero pela educação da juventude e grandes entusiasmos para suscitar novas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Fazei que, em cada uma das nações, fomente-se e inicie a guerra contra a blasfêmia, o mal falar e a imprensa ímpia; fazendo surgir em todas as partes novos cooperadores para as diversas formas de apostolado recomendadas pelo Vigário de Cristo.
Todos: Infundi em todos os corações católicos a chama de vosso zelo, para que, vivendo em caridade difusiva, possam, ao fim de suas vidas, recolher o fruto das muitas obras boas praticadas durante ela.
Todos: Pai nosso...
Todos: Ave Maria...
Todos: Ave Maria...
Todos: Ave Maria...
Todos: Glória ao Pai...
INCENSAÇÃO DA IMAGEM DE DOM BOSCO
Todos de pé. O presidente aproxima-se da imagem e a incensa. Enquanto a incesna, medita-se um canto.
CANTO MEDITATIVO
1. Houve um homem chamado por Deus, que foi grande no meio dos seus.
Seu caminho foi profetizado e na vida amado por onde andou.
O seu nome é bandeira de fé, pai e mestre dos jovens já é.
Depois dele seus filhos serão neste rico chão sementes de amor.
Seu caminho foi profetizado e na vida amado por onde andou.
O seu nome é bandeira de fé, pai e mestre dos jovens já é.
Depois dele seus filhos serão neste rico chão sementes de amor.
Vem, Dom Bosco sonhador, vem conosco caminhar.
Vem trazer-nos seu sorriso, seu olhar amigo, seu imenso amor.
Vem, Dom Bosco sonhador, vem conosco caminhar.
Sua audácia seja agora, nossa vez e hora de participar.
2. Hoje a luta do povo latino, é a busca de um mesmo destino:
Uma civilização do amor, onde o valor seja a comunhão.
Com dom bosco isto aconteceu, no milagre que se ofereceu.
Hoje vidas serão transformadas, se forem amadas do jeito de Deus.
ORAÇÃO FINAL
O presidente, de volta em sua cadeira, diz:
Pres: Oremos (pausa). Senhor Deus, Pai de bondade e de misericórdia, concedei-nos a graça de escutar sempre a voz do vosso Filho, o Bom Pastor, e de caminhar como um só rebanho, unidos na fé, na esperança e no amor, à imitação de Dom Bosco, dai-nos um coração alegre, atento aos jovens, sensível aos pobres e comprometido com a construção de um mundo mais justo, fraterno e em paz Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.
DESPEDIDA
Em seguida, faz-se a despedida. O presidente, voltado para o povo, abre os braços e diz:
Pres.: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.
Pres.: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.
O presidente abençoa o povo, dizendo:
Pres: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
Ass: Amém.
Depois, o presidente diz ao povo, unindo as mãos:
Pres: A alegria do Senhor seja a vossa força; ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Ass: Graças a Deus.
Pres: A alegria do Senhor seja a vossa força; ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
Ass: Graças a Deus.
CANTO FINAL
1. Somos povo, nós somos peregrinos,
Tua Igreja, viva, a celebrar
Entre vozes, feridas e esperança,
É nosso Deus que vem conosco caminhar.
Somos povo, peregrinos,
Povo santo e sacerdotal.
Na tua Cruz, ó Cristo, redimidos!
Entre nós és presença real.
Um só coração, uma só alma,
O Espírito que nos faz irmãos.
Tempo novo que nos faz lembrança
que é Jesus quem nos une na missão.
2. Enviados a confines del mundo,
rompemos barreras de separación,
no importa la lengua que hablamos:
es el Espíritu la comunicación.
Argentina, Nicaragua,
Guatemala, Chile, El Salvador,
Colombia, México y Dominicana,
Venezuela, Brasil y Ecuador.
3. No silêncio, Deus se faz palavra
No sofrer do irmão quer nos falar.
Quando o mundo levanta, ergue muros,
O Evangelho nos ensina a amar.
Cada história é sagrada
Na partilha se faz fraternidade.
Andando juntos é que percebemos:
Que a Igreja é sinodalidade
4. No digital e na vida concreta
Nós queremos ser sinal do teu amor
Uma Igreja que acolhe e cuida
Que caminha unida, sem temor.
Lugar santo de esperança
Um refúgio para quem procura
Casa antiga, mas que é sempre nova
É família que no amor perdura

Postar um comentário