Decreto de Convocação - Solene Celebração Eucarística de Abertura da IV Assembleia Geral dos Sínodo dos Bispos | Prot. Nº 001/2026

 
 DIOCESE DO PLANALTO

CHANCELARIA DO BISPADO

Prot. 001/2026 

DECRETO DE CONVOCAÇÃO 
SOLENE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DE ABERTURA DA IV ASSEMBLEIA GERAL DO SÍNODO DOS BISPOS

Aos Reverendíssimos membros do clero, aos queridos seminaristas, aos fiéis leigos e a todos quantos lerem estas nossas letras ou delas tomarem conhecimento, desejamos que a graça, a paz e copiosas bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo vos sejam abundantemente concedidas.

Fazemos saber que, para maior glória de Deus e bem da Santa Mãe Igreja ocorrerá no dia 11 de janeiro de 2026 a Solene Celebração Eucarística de Abertura da IV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, celebrada por Sua Santidade, o Papa Bento VIII, ás 21h na Basílica de São Pedro, em Roma,

Para garantir a comunhão eclesial do Povo de Deus reunido como Igreja peregrina, DECRETAMOS:

Art. 1º – Todos os presbíteros estão obrigados a participar da solene celebração como Concelebrantes. Aqueles que, por motivo justo, não puderem estar presentes deverão apresentar à Chancelaria Diocesana justificativa plausível até 23h59 do dia 11 de janeiro de 2026.

Art. 2º – Fica expressamente PROIBIDA qualquer outra celebração litúrgica no território da Diocese do Planalto a partir das 19h do dia 11 de janeiro de 2026, até o final da solene celebração, a fim de resguardar a unidade do povo diocesano em torno da mesma.

Art. 3º – Os presbíteros que não comparecerem, sem apresentar a devida justificativa, incorrerão em sanções canônicas. A ausência injustificada será considerada falta grave contra a disciplina eclesiástica, sujeitando o infrator às medidas previstas pelo direito canônico, conforme o discernimento da autoridade diocesana.

Art. 4º – O presente decreto possui plena validade e eficácia, visando assegurar a unidade diocesana e o devido respeito aos horários e disposições estabelecidos.

Desta maneira, exortamos a importância da participação de cada um como sinal de unidade eclesial e comunhão no serviço do anuncio ao Evangelho. Contamos com a presença e a oração de todo o povo santo de Deus, que acompanha, anima e intercede pela sinodalidade da Santa Igreja de Deus.

Que Santíssima Virgem Maria da Conceição Aparecida, Mãe da Igreja, sustente com sua intercessão esta Diocese chamada a ser sinal de esperança e fidelidade no coração da Igreja.

Dado e passado na Cúria Diocesana do Planalto, aos onze dias do mês de janeiro do o Santo ano do Senhor de dois mil e vinte e seis, sob nosso selo e as nossas armas.


Pe. Júlio Kauã Breda
Chanceler do Bispado


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem