Carta Pastoral - 1° Ano de Elevação Canônica | Dom Murilo Herrmann

DOM MURILO HERRMANN
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
BISPO DIOCESANO DO PLANALTO

10 de dezembro de 2025
Planalto - DF

CARTA PASTORAL
1° ANO DE ELEVAÇÃO CANÔNICA
TEMPO DE CELEBRAR A GRAÇA DE DEUS

Amado povo de Deus, escrevo essa carta com imensa alegria por celebrarmos hoje o primeiro ano de elevação canônica de nossa amada Igreja Particular do Planalto. Hoje, nesse dia celebramos o "aniversário da diocese", mas também festejamos um ano de graça e de bençãos que Deus lança sobre seu povo. Celebramos 1 ano de Evangelização e Missão lembrando dos inúmeros padres, bispos, leigos e religiosos que dedicaram seu tempo para a construção e funcionamento dessa diocese. Agradecemos por poder celebrar este um ano de testemunhos vivos de Jesus Cristo, um marco de fé e sinal da presença de Deus no centro do Brasil e em nosso ambiente digital.

Na manhã de terça-feira do dia 10 de dezembro de 2024, a Nunciatura Apostólica para o Brasil, comunicou que o Santo Padre, o Papa Clemente III, havia erguido duas novas comunidades dentro da nossa comunidade em Minecraft. Entre elas, a Diocese do Planalto, localizada no coração do Brasil e confiada a Dom Carlos Eduardo, seu primeiro bispo diocesano. Nossa amada diocese, situada no coração do Cerrado, o maior bioma da América Sul. Território esse, encontra-se o Distrito Federal, cuja fundação desempenha um papel importante tanto na parte cultural quanto na organização político-administrativa de nosso Brasil. É no Distrito Federal que se localizam o governo brasileiro e a sede da Nunciatura Apostólica. É uma região marcada pelo urbanismo planejado, com um projeto arquitetônico audacioso que lhe recebeu o título de Patrimônio Histórico da Humanidade. Assim, não podemos esquecer de nossa amada catedral, com sua arquitetura singular e cartão postal da cidade, simbolizando que Deus reina neste lugar. Como é bom poder dar graças pela elevação de uma diocese numa das regiões mais importantes do país, dando testemunho que ali, Deus também está.

É um privilégio enorme poder ser o 4° bispo diocesano dessa diocese e poder celebrar com muita alegria esse 1° ano de elevação. Agradeço a todos os bispos que por aqui pisaram, Dom Carlos Eduardo, Dom Rhiquelme de Araújo, Dom Adrian Alves, Dom Newton Brandsma e Dom Victor Kernicki. Desta forma, unimos a nossa gratidão a Deus por nos convocar como Igreja para sermos no coração de Brasília um sinal do Reino de Deus. Missionários da acolhida e missão. Cada um, cada padre, cada bispo, cada batizado que participou e participa dessa diocese é testemunho que o Reino de Deus vale a pena. É dia de alegria e gratidão. Louvar a Deus por tudo que foi realizado e por tudo que ainda é realizado. A diocese entoa alegria e gratidão com muita esperança por tudo aquilo que fez e faz em seu primeiro ano de elevação.

Celebrar este primeiro ano é recordar que, mesmo em realidades virtuais, dentro do espaço digital em Minecraft, o Espírito Santo continua soprando e levantando discípulos missionários e moldando o povo de Deus segundo o coração de Cristo. É lindo poder celebrar e olhar ao passado com alegria, lembrando de todos aqueles que pisaram em nossa diocese com o desejo sincero de servir e levar o povo para o céu. Um povo dedicado a levar o Evangelho aos cantos mais inesperados como dentro do ambiente virtual, e que hoje, completa um ano de um povo que grita ao mundo dizendo: Cristo vale a pena, a Igreja vale a pena, o amor vale a pena.

Nossa diocese é marcada por um povo que joga a semente da Evangelização e que confia que Deus fará germinar, crescer e frutificar. Temos a alegria de perceber que nossa diocese faz parte dos planos de Deus, vendo que eles se realizaram e ainda se realizam. É Jesus nosso bom Pastor, toda nossa confiança está nele, por isso, não esmurecemos e permanecemos firmes, mesmo nos nossos piores momentos. É nos piores momentos que conseguimos, com a ajuda de todos, que vemos a compaixão e ânimo com a evangelização. Testemunho de caridade, amor e superação. Superação pastoral, administrativa e que demonstra que nossa Igreja é viva. Nossa Igreja está nos planos de Deus. O Espirito Santo sopra e ressoa sobre ela.

Estamos vivendo um período de profundas transformações. Somos desafiados como igreja a não ser somente atores que brincam de igreja, somos chamados a ser uma pastoral decididamente missionaria e estar sempre desempenhados a sermos um verdadeiro exercito de jovens que lutam por Cristo. A meta da missão é o Reino de Deus, é levar o amor, a alegria de Cristo, levar a vida plena para todos.

Agradeço a todos os que contribuíram, a todos os padres, bispos, a toda parcela do povo de Deus que ajudou em nossa diocese. Ninguém é pequeno demais ou não faz nada de importante. Tudo é importante. Cada arte, folheto, decreto, decoração, construção, participação, gestos de carinho, e tantos outros que não nomeei, tudo isso é evangelização.

Que este tempo seja um tempo de enotar gratidão e ação de graças por este um ano de gratidão. 1 ano de graça que Deus nos deu. Por todos os operários do Senhor, de nossa longa jornada que ainda começa. Uma multidão de cristãos que foram um só corpo e uma só alma. Vamos hoje com alegria comemorar esse 1 ano e assumir mais uma vez o compromisso. Que seja um dia não somente de lembrar do passado, mas olhar para o futuro e projetar o futuro de Deus. Ser cada vez mais unido em participação e comunhão. Desenvolver o sentimento de pertencimento à nossa Igreja, essa pluralidade. Viver a nossa fé, a nossa Igreja, amar nossa Igreja, comunidade, onde nos sentimos próximos, unidos. Uma grande família na fé.

Que Maria, nossa Senhora Aparecida, venha conosco caminhar e nos leve a Jesus. Deus abençoe a todos!

Fraternalmente em Cristo,
Dom Murilo Herrmann
Bispo do Planalto

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem